domingo, 23 de setembro de 2007
Avaliação: será a avaliação que praticamos a adequada ao séc.XXI?
Avaliar um aluno, avaliar um participante num concurso, um esportista numa competição sempre foi um ato visto como natural numa sociedade competitiva que procura sempre neste processo de seleção privilegiar poucos, usando o dito popular separar o trigo do joio, oportunizando poucos e deixando muitos de fora. Em alguns paises sabemos que provas ou exames seletivos em jovens de 10 anos definem que tipo de investimento governos deverão fazer nele, num dia ou numa manhã, o futuro de determinado e brilhante cientista ou pesquisador poderá ser mutilado. Todos conhecem as dificuldades de grandes nomes como Einstein e etc... que foram considerados em alguns momentos “alunos problemas”. Porém, hoje, século XXI, refletindo sobre a realidade social do nosso país, a formação dos educadores e o papel que acreditamos que a avaliação deverá ter na Educação, propomos uma reflexão sobre a mesma: Qual é a importância da Avaliação? Será a avaliação que praticamos e conhecemos hoje prova, teste, exames, interrogatórios a melhor maneira de avaliar nossos alunos se o Observatório da Juventude da UFF e outros trabalhos dizem que esta não é a educação que os jovens querem? Será a avaliação que praticamos uma punição e demonstração de poder? Será a avaliação um elemento para avaliar somente o aluno ou também o professor? Será a avaliação uma maneira de manter sufocada a importância da revisão da Educação deste século? Enfim, estes e outros pontos discutiremos a volta de uma roda de ilustres desconhecidos na manhã do 29/09/07. Venha participar, contando para todos a sua experiência, suas propostas e enfim....Contamos com você!